Inscrição

Sobre o Conectando Boas Práticas

O que é o Conectando Boas Práticas?

O Conectando Boas Práticas tem o objetivo de reunir boas práticas realizadas por educadores do Brasil e reconhecer quem está fazendo a diferença em seus municípios. Para 2021, a Conectando Saberes, por meio de um edital, receberá a inscrição de projetos de educadores em três categorias: Professores, Coordenadores pedagógicos e Diretores escolares.

Como vai funcionar na prática?

Professores, coordenadores e diretores poderão inscrever um único projeto por meio do site da plataforma Prosas (http://conectandoboaspraticas.prosas.com.br/), em uma das categorias e temáticas do CBP 2021. A inscrição é totalmente gratuita e poderá ser realizada entre os dias 29 de outubro e 10 de janeiro de 2021. Os resultados serão divulgados a partir de 01 de março de 2022.

Como será feita a avaliação?

Os projetos serão avaliados na plataforma Prosas por Núcleos da Rede CS, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os responsáveis pela avaliação não terão acesso ao nome do autor da prática, garantindo a imparcialidade da avaliação. Esse processo será realizado através de uma plataforma que deixará de forma clara como deve ser feita a avaliação, de forma que o avaliador não precise baixar o conteúdo de cada projeto, mantendo assim a confidencialidade das informações. Os autores serão responsáveis pela veracidade das informações inscritas e pelo projeto.

Quais são os resultados que pretendem com esse projeto?

Ao final do projeto, esperamos que os professores locais se sintam reconhecidos e valorizados por seu fazer pedagógico e que tenhamos um banco de boas práticas selecionadas para inspirar outros educadores, gerando um impacto positivo na educação básica do país. Além disso, queremos que as melhores práticas sejam replicadas e iremos selecionar mentorias, além de fornecer ferramentas de gestão e replicabilidade do projeto. Divulgaremos informações adicionais ao final do CBP.

Quantos projetos serão selecionados? 

A ideia é selecionar 30 vencedores, 10 para cada categoria, tendo 6 como destaque. Para o seminário local, as práticas com melhor avaliação podem ser apresentadas por seus respectivos autores. O planejamento e realização dos seminários locais estão a cargo de cada um dos Núcleos da Rede Conectando Saberes, de modo que os detalhes serão repassados à Secretaria e aos autores dentro dos próximos meses.

Onde encontrar mais informações sobre o CBP 2021?