Inscrição

Dúvidas Frequentes

Posso transferir meu prêmio a outra pessoa?

Não. A premiação é pessoal e intransferível.

É possível receber algum tipo de reconhecimento, mesmo não estando na lista de vencedores?

Depende. Os Núcleos da Conectando Saberes poderão selecionar projetos para apresentação em evento local com data e local a serem definidos e informados através de contato entre Núcleo da Conectando Saberes e o autor. O evento tem como fim ser um momento exclusivamente pedagógico.

Como vai funcionar a entrega dos prêmios?

A Organizadora entrará em contato com os vencedores pelo e-mail e telefone informados no cadastro do Participante na plataforma Prosas e combinará, caso a caso, a entrega dos prêmios.

Onde será divulgada a lista de vencedores?

Os resultados serão divulgados a partir de 01 de março de 2022 pelo site da Conectando Saberes (conectandosaberes.org) e pelo e-mail informado no cadastro do Participante.

Quais são os prêmios?

Vencedores receberão:

  • Placa de reconhecimento como “Vencedor do Conectando Boas Práticas 2021”
  • Ferramentas para a gestão e replicabilidade do projeto 
  • Seleção de mentorias para apresentação do projeto no Evento Nacional da Conectando Saberes (março de 2022) 
  • Apresentação no Seminário Local do Núcleo da Conectando Saberes (caso o Núcleo local opte por organizar o evento)
  • Publicação do projeto pela Conectando Saberes
  • Prêmios no valor de 5 mil reais para as 2 melhores práticas de cada categoria;

Quantos projetos serão premiados?

A premiação contempla como vencedores os 10 projetos com melhor pontuação em cada Categoria (professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares), totalizando 30 boas práticas.

Tenho uma diligência em aberto. O que faço?

Em alguns casos, a Organizadora pode solicitar informações adicionais sobre o projeto inscrito. Por isso, se você tiver uma diligência em aberto na plataforma Prosas, basta seguir o passo-a-passo deste tutorial.

Poderei solicitar a nota do meu projeto?

Não. Não está no escopo de trabalho da Organizadora a divulgação das notas aplicadas aos projetos, exceto a classificação dos projetos vencedores após a etapa de Avaliação.

Como será feita a classificação dos projetos?

Os avaliadores serão responsáveis por atribuir notas com base em critérios pré-definidos.

Quais serão os critérios de avaliação?

Os projeto inscritos serão classificados obedecendo os seguintes critérios:

  1. Relevância social: Potencial de mitigar os riscos surgidos no contexto da pandemia da COVID-19.
  2. Engajamento: Participação de alunos, professores, gestores, pais e comunidade escolar.
  3. Caráter inovador: Criação de novas visões, comportamentos ou processos com resultados positivos dentro do contexto local.
  4. Uso eficiente de recursos: Custo-benefício condizente com os resultados obtidos.
  5. Escalabilidade: Capacidade de replicação em outros contextos educacionais.
  6. Qualidade do relato: Coerência, coesão e objetividade na apresentação das evidências dos resultados obtidos pelo projeto no contexto da pandemia da COVID-19.

Meu projeto pode ser desclassificado?

Sim, caso não se enquadre nos termos do Edital do CBP 2021. 

  • Exemplos de desclassificação: projeto duplicado com diferentes autores, projetos incompletos, projetos sem apresentação de evidências dos resultados, projetos fora das temáticas propostas etc.

Minha inscrição pode não ser enviada?

Sim. A possibilidade existe caso você não tenha preenchido o formulário corretamente. Por isso:

  1. Verifique se preencheu os campos assinalados assinalados com asterisco (*), que são obrigatórios. Caso não tenha preenchido volte na aba ou item sinalizado em vermelho.
  2. Verifique a extensão do seu arquivo! A plataforma Prosas só aceita arquivos em .pdf, .jpg, .png, .xls, .docx ou .txt.
  3. Verifique o tamanho do seu arquivo, que não pode ultrapassar 10 MB.
  4. Evite utilizar caracteres especiais no título do arquivo, como acentos, asteriscos, hífen, underline e outros.
  5. Especialmente, verifique se inseriu a descrição dos arquivos em todas as perguntas que solicitam anexos. Tanto a descrição do arquivo, como o arquivo em si, que deve ser anexado, são obrigatórios.

Para que serve o arquivo-modelo?

Para preparar a inscrição em um arquivo editável antes de submetê-la ao formulário oficial. É uma alternativa que possui os mesmos campos que você encontrará na plataforma. Você também pode realizar a inscrição em etapas, pois a plataforma conta com a opção de “Salvar como rascunho”.

Posso salvar parte da minha inscrição para terminá-la em outro momento?

Sim. Caso você não tenha terminado de preencher a proposta, é possível salvá-la como rascunho, para poder editá-la posteriormente. Para encontrar o rascunho da sua proposta, basta acessar o seu perfil empreendedor, ir no menu do canto superior direito e clicar em “Painel gerencial” e depois em “Minhas propostas”. Depois disso, ao clicar em “Editar” (botão localizado do lado direito da sua proposta), você poderá preencher ou alterar os campos do formulário até o momento do seu envio.

ATENÇÃO: Salvar o rascunho não garante a inscrição no CBP 2021. Para isso, você deve enviá-la pela plataforma (botão “Enviar proposta”), recebendo um código de inscrição ao final.

DICA: Você também pode preparar sua inscrição previamente utilizando o arquivo editável disponibilizado na plataforma Prosas e depois submeter os dados no formulário uma única vez.

Quais formatos de vídeo serão aceitos nas inscrições?

Para o CBP 2021, você pode enviar diferentes tipos de vídeo, por exemplo: gravação de tela do computador, gravação do próprio autor mostrando seu rosto, gravação de uma das atividades ou performances do projeto, trecho de reportagem (desde que autorizada a reprodução) etc. Se enviar um vídeo, lembre-se de que deve ter no máximo 2 minutos e deve estar hospedado em uma plataforma como o YouTube ou Google Drive para compartilhamento do link.

Serão solicitadas informações adicionais sobre o meu projeto?

Depende. Caso a pessoa avaliadora julgue necessário, a Organizadora entrará em contato pelo e-mail informado durante a inscrição e será aberta uma Diligência na plataforma Prosas. A diligência será resolvida após o envio das informações solicitadas. Projetos com diligências em aberto não terão a avaliação finalizada.

Posso inscrever um projeto premiado?

Depende. Você poderá submeter uma inscrição de projeto premiado, desde que não seja um dos premiados na edição anterior do CBP 2019. 

IMPORTANTE: Projetos premiados cuja realização ocorreu antes de 15 de outubro de 2019 não serão aceitos.

Meu projeto tem mais de uma pessoa autora. Podemos inscrever o mesmo projeto?

Não. Não permitimos a múltipla inscrição do mesmo projeto, quando realizado em coautoria. A Organizadora valoriza a colaboração, no entanto a premiação é de caráter individual e intransferível. As partes envolvidas são responsáveis por entrar em comum acordo, pois projetos com disputa de propriedade intelectual serão automaticamente desclassificados.

Não exigimos documentação de propriedade intelectual. Mas, você deve ser o titular de todos os direitos sobre o projeto que apresentar no Edital e/ou obter eventuais autorizações de terceiros que se façam necessárias para tanto, responsabilizando-se por este compromisso. Portanto, isenta a Rede Conectando Saberes, a Fundação Lemann e eventuais técnicos das Secretarias de Educação que participam da iniciativa CBP 2021 de quaisquer questionamento de terceiros a este respeito, inclusive ressarcindo-as e indenizando-as, caso venham a sofrer questionamentos deste tipo.

Como saberei que minha inscrição está confirmada?

Ao submeter sua inscrição, além da página de confirmação do registro, você receberá um e-mail de confirmação. Também é possível checar por meio da página “Minhas propostas”, acessível a partir do menu do canto superior direito. Caso a sua inscrição tenha sido enviada com sucesso, ela aparecerá como “Em análise”.

Onde posso tirar dúvidas referentes aos termos do Edital?

Além da consulta ao Guia do Participante, serão realizados eventos curtos ao longo do período de inscrição no formato “Plantão de dúvidas”. Datas e horários serão disponibilizados na plataforma Prosas, no site e no instagram da Rede Conectando Saberes.

Onde posso tirar dúvidas referente à plataforma Prosas?

A plataforma Prosas conta com uma ampla gama de dúvidas frequentes respondidas em sua página de suporte, além de tutoriaisCaso sua dúvida não tenha sido resolvida em nenhuma das tentativas anteriores, é possível contatar a equipe de suporte da plataforma com a criação de um ticket.

Quem pode se inscrever no CBP 2021?

Poderão participar pessoas físicas, com mais de 18 anos e que preencham os seguintes requisitos:

  1. Ter sido Professor da Educação Básica da rede pública ou privada e atuado em funções de professor, coordenador pedagógico e/ou diretor escolar dentro dos últimos dois anos;
  2. Ter ensino superior completo ou formação em magistério (nível médio);
  3. Não ser professor que faz parte da Rede Conectando Saberes nem colaborador ou viabilizador de instituições incluídas na iniciativa, ou seus cônjuges, companheiros e parentes colaterais ou afins até terceiro grau, sendo elas: Fundação Lemann e eventuais técnicos das Secretarias de Educação que participam da iniciativa.

Devo pagar para participar do CBP 2021?

A participação no CBP é voluntária e totalmente gratuita, não sendo necessária a aquisição de qualquer produto, bem, direito ou serviço, nem está condicionada ao pagamento de qualquer quantia e/ ou valor, pelos Participantes, seja qual for sua natureza.

Existem modalidades de ensino regular específicas para participar do CBP 2021?

Não. Serão aceitos Participantes vinculados a escolas de quaisquer modalidades de ensino regular: (i) Regular Diurno, Noturno ou em Regime de Tempo Integral; (ii) integrado com a Educação Profissional Técnica (desde que ofertado na mesma instituição de ensino); (iii) Educação de Jovens e Adultos; (iv) Educação Especial; (v) Educação Básica do Campo; (vi) Educação Escolar Indígena; (vii) Educação Escolar Quilombola; e (viii) Educação a Distância.

Qual tipo de projeto pode ser inscrito no Prêmio?

Serão aceitos os projetos com resultados e evidências de realização no mínimo há seis meses e no máximo há dois anos da data de publicação deste edital. É importante que apresentem resultados que possam ser avaliados e comparados com a situação anterior ao seu início, determinando assim se houver de fato impacto positivo com sua realização.

Em quais categorias um projeto pode ser inscrito?

O projeto deve ser inscrito em uma das 03 (três) Categorias do CBP, de acordo com o perfil da pessoa inscrita:

  • Professores
  • Coordenadores pedagógicos
  • Diretores escolares

O projeto deve se enquadrar em alguma temática?

Sim. O projeto deve se enquadrar em uma das 06 (seis) Temáticas do CBP:

  • Recuperação da aprendizagem (reforço escolar e/ou teste diagnóstico)
  • Participação familiar
  • Organização curricular e/ou disciplina inovadora
  • Ensino híbrido e/ou remoto
  • Permanência (combate a evasão escolar)
  • Saúde mental

Como faço para me inscrever?

A plataforma Prosas será utilizada para o recebimento de inscrições do CBP 2021. Para enviar uma proposta a um edital com inscrições via Prosas é necessário possuir um perfil empreendedor. Caso você não possua esse perfil, cadastre-se gratuitamente. Terminou de se cadastrar ou já possui cadastro? Siga este passo a passo para se inscrever no CBP 2021:

  1. Faça login na plataforma: Acesse o Prosas utilizando o seu e-mail e senha cadastrados.
  2. Acesse a página do edital: Você pode encontrar o edital na aba de Editais do Prosas ou no link direto
  3. Acesse o formulário de inscrição: Após abrir a página do edital, você verá o botão “Inscreva-se”, localizado do lado direito, abaixo do prazo de inscrição. Basta clicar nele para acessar o formulário.
  4. Preencha o formulário: Leia com atenção as instruções apresentadas nos Dados do Edital e nos documentos disponibilizados. Depois, preencha as informações solicitadas em cada uma das abas do formulário.
  5. Envie a inscrição: Após verificar o preenchimento da inscrição em todas as abas, clique em “Enviar proposta”. Importante ressaltar que uma vez enviada, a proposta não poderá ser editada. 
  6. Confira o recibo de inscrição: Para certificar-se de que a inscrição foi enviada, verifique se você recebeu a confirmação por e-mail.

Que informações sobre o projeto terei que dar no momento da inscrição?

Você deverá fornecer informações pessoais, sobre a escola e sobre o projeto. Especificamente, o detalhamento do projeto deve ter as seguintes informações:

  • Objetivo (500 caracteres): O que o projeto busca/buscava resolver?
  • Públicos (500 caracteres): Quais públicos foram engajados no projeto?
  • Metodologia (1000 caracteres): Qual metodologia utilizada para desenvolver o projeto? Descreva seu desenvolvimento e o porquê pode ser considerado inovador.
  • Recursos (1000 caracteres): Quais os recursos ou materiais utilizados para o desenvolvimento do projeto?
  • Potencial de escala (1000 caracteres): É possível replicá-lo em outros contextos educacionais? E em outros contextos socioeconômicos? Quais adaptações seriam necessárias?
  • Impacto (1000 caracteres): Qual o impacto do projeto?  Descreva um breve relato dos resultados obtidos, priorizando fatos não mencionados em outros campos de preenchimento. 
  • Evidências (arquivo e/ou link): Documentos, fotos e vídeos de até 2 minutos que comprovam a realização do projeto e os principais resultados informados.

Qual prazo de inscrição?

O período de inscrições começa no dia 29 de outubro e vai até o dia 10 de janeiro de 2021.

Após esse período, os projetos serão avaliados pelo núcleo da Conectando Saberes mais próximo do educador e selecionados para um seminário local de boas práticas.

Professores em cargos temporários ou que não estão mais atuando podem participar?

Podem, desde que descrevam o contexto do projeto, bem como onde e quando ele foi aplicado, na hora de enviá-lo.